Sobre
O projeto de pesquisa intitulado “Organização, Criação e Adaptação de Materiais e Recursos Pedagógicos para estudantes da Educação Especial do CA/UFSC” é uma proposta do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – CA/UFSC para levantamento dos materiais e/ou recursos já existentes no local, até o presente momento, e possibilitando inclusões futuras de forma padronizada.
O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a criação e organização de um acervo de materiais, recursos e atividades pedagógicas para que docentes e técnicos do CA/UFSC possam acessá-los de forma mais fácil e adequada, utilizá-los nas salas de aula, Atendimento Educacional Especializado – AEE e demais espaços, tendo como foco o público-alvo da Educação Especial, ou seja, os estudantes com deficiência, transtorno do espectro do autismo – TEA e altas habilidades/superdotação – AH/SD que estão matriculados e frequentando o ensino fundamental e ensino médio desta instituição. O uso dos materiais, recursos e atividades, mesmo sendo elaborados a partir das demandas da Educação Especial, poderão ser utilizados também para turmas com estudantes sem deficiência.
Ações do projeto
- Efetuar um levantamento dos materiais, recursos e atividades pedagógicas já existentes no CA/UFSC;
- Realizar estudo e criação de um questionário para nortear a pesquisa, a demanda de materiais/recursos/atividades relevantes;
- Identificar a demanda de materiais/recursos/atividades para o acervo por meio de questionários a serem aplicados aos professores de diferentes disciplinas, levando em consideração os conteúdos e atividades planejadas, a partir do currículo do CA/UFSC para os estudantes de todos os anos/séries;
- Proceder ao estudo e posterior criação de materiais/recursos/atividades, após a identificação adequada dos mesmos;
- Elaborar e inserir no acervo novos materiais, recursos e atividades pedagógicas a partir de opiniões dos professores de todas as disciplinas e técnicos na área da Educação, de acordo com as necessidades dos estudantes atendidos/acompanhados pela área no CA/UFSC;
- Localizar e organizar um espaço para implementação de um acervo de materiais e recursos pedagógicos (adaptados ou não adaptados), bem como, atividades com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/LIFE, para uso dos(as) professores(as) da Educação Especial, Pedagogos(as),Técnicos(as) da Área da Educação Especial (AEE) e das demais disciplinas do CA/UFSC, tanto em sala de aula, quanto no AEE junto aos estudantes público alvo da Educação Especial;
- Registrar dados referentes ao uso destes recursos elaborados de acordo com as especificidades do estudante e turma, entre professor e estudante, para fins de análise futura.
Saiba mais: